Gratificação de final do ano – para quem dá e recebe

21 de dezembro de 2013 Por Silvana Bianchini

É só chegar o final de ano e as famosas listas de gratificação, as caixas com Feliz Natal, nas recepções do estacionamento e do cabeleireiro, já estão por toda parte e muitas vezes nos deixam um pouco constrangidos. Algumas vezes queremos participar outras não, o que fazer?

O conceito da caixinha ou da lista é gratificar quem presta serviço para você constantemente. Esta cultura de final de ano e confraternização, muitas vezes cria a oportunidade para pessoas que não fazem parte da lista de seus prestadores de serviços te cobrarem uma caixinha.

 

caixinha de natal

 

Uma boa forma de não ter dúvidas a quem irá gratificar ou presentear é criar um critério.

  • Estas pessoas me prestam serviços constantemente?
  • Não costumo dar gorjetas durante todo ano, mas sempre participo da lista de final do ano.
  • Não costumo gratificar com dinheiro, mas sempre dou um panetone ou cesta básica de natal.
  • Gratifico apenas profissionais que não recebem o 13º.

A gratificação é absolutamente opcional, cabe a você decidir. E não tem problema nenhum decidir que não vai dar. Não se sinta constrangido. O importante é sempre agir conforme seus valores e crenças.

Silvana Bianchini

SOBRE O AUTOR:

Silvana Bianchini, AICI, FLC, CPBS -Sócia fundadora do projeto Imagem Pessoal, Diretora da Dresscode Consultoria de Imagem, expert em gestão de imagem contribuindo há 15 anos em educar profissionais sobre sua aparência e comportamento através de cursos, treinamentos e consultorias.

Site: http://www.imagempessoal.com.br