As 10 mulheres mais poderosas do Brasil

25 de setembro de 2013 Por Imagem Pessoal

Da presidente da Petrobras até a fundadora do Beleza Natural: quem são as mulheres, segundo a Forbes, que são destaque no mundo dos negócios do Brasil

 

10. Heloisa Helena Assis

Quem é: Empresária, dona do Instituto Beleza Natural

Ex-empregada doméstica, Heloisa, apelidada de Zica, fez um curso de cabelereira ainda jovem para aprender a domar os próprios cachos. Após diversas tentativas frustradas (que culminaram até com a queda do próprio cabelo, que era usado como cobaia para seus experimentos), Heloisa encontrou uma fórmula para manter a beleza natural dos fios crespos e tirar o volume. Em 1993, com o dinheiro da venda de um Fusca, fundou o próprio salão de beleza – no quintal de casa. Hoje, ela emprega mais de 1,7 mil pessoas e tem um instituto de pesquisa próprio.

 

zica

 

9. Viviane Senna

Quem é: Presidente do Instituto Ayrton Senna

Formada em psicologia, Viviane Senna é irmã do piloto brasileiro Ayrton Senna, morto em 1994, e mãe de Bruno Senna, também piloto. Fundou o Instituto no ano da morte do irmão. Anualmente, a organização sem fins lucrativos capacita 75 mil professores e atende 2 milhões de alunos de mais de 1,3 mil cidades do Brasil, segundo informações do próprio instituto.

 

foto_viviane_senna

 

8. Maria de Lourdes Egydio Villela

Quem é:  vice-presidente do conselho do Itaúsa, presidente do Museu de Arte Moderna de São Paulo e presidente do Itaú Cultural

Conhecida como Milú Vilela, é vice-presidente do conselho do Itaúsa desde 2008 e psicóloga por formação. No ano passado, ficou na posição 578 da lista de bilionários da Forbes. Este ano, contudo, não apareceu na lista. Mesmo assim, a Forbes afirma que ela continua “muito rica e poderosa”.

 

110309forbes_brasileiros_f_020

 

7. Claudia Sender

Quem é: Presidente da TAM Linhas Aéreas

Claudia assumiu a presidência da TAM no último dia 23 de maio. Antes disso, foi vice-presidente da unidade de negócios domésticos da empresa e vice-presidente comercial e de marketing. A engenheira química de 38 anos é formada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e tem MBA pela Harvard Business School.

 

claudia sender

 

6. Sônia Hess de Souza

Quem é: Presidente da Dudalina

Filha dos fundadores, assumiu a presidência da Dudalina em 2003. Em 2010, lançou uma linha exclusiva para mulheres. A aposta deu certo: 30% do total de vendas da empresa no ano passado vieram da coleção de camisas para mulheres.

sonia ress de souza

 

5. Gisele Bündchen

Quem é: Empreendedora e fundadora da Sejaa Pure Skincare

Este ano, a top brasileira Gisele Bündchen ficou na 95ª posição entre as 100 mulheres mais poderosas do mundo. Segundo a publicação, no último ano, os produtos que levam a marca de Gisele (entre eles, uma linha de sandálias da Grendene, uma linha da C&A e a linha própria de produtos de beleza) renderam 1 bilhão de dólares em vendas. Entre maio de 2011 e maio de 2012, a modelo ganhou US$ 45 milhões.

 

giselle bundchen

 

4. Adriana Machado

Quem é: Presidente da GE Brasil

Adriana é formada em Ciências Políticas pela Universidade de Brasília. Antes de assumir o cargo de diretora de relações internacionais na GE em 2009, atuou na Câmara Americana de Comércio (Amcham), na Embaixada Americana e em empresas de tecnologia. É é presidente da GE desde o final de 2011.

adriana machado

 

3. Luiza Helena Trajano

Quem é: Presidente da Magazine Luiza

Formada em direito e administração de empresas, Luiza é sobrinha dos fundadores da rede de lojas Magazine Luiza e começou a trabalhar aos 12 anos. Está na presidência da empresa desde 2008. Em 2011, foi convidada por Dilma Rousseff para comandar a Secretária da Micro e Pequena Empresa. A estrutura da pasta só foi aprovada este ano e quem deve assumi-la é o atual vice-presidente do estado de São Paulo, Guilherme Afif Domingos.

 

luiza helena trajano

 

2. Chieko Aoki

Quem é: Presidente do Blue Tree Towers Hotels

Formada em Direito pela Universidade de São Paulo, Chieko Aoki lançou a bandeira Blue Tree Hotels em 1997. Antes disso, foi presidente da Caesar Park Hotels & Resorts e da Westin Hotels & Resorts. Em entrevista a EXAME.com no ano passado, Chieko afirmou que “a vantagem competitiva de ser homem está acabando” e que eles deveriam começar a refletir sobre o que está faltando neles.

 

chieko aoki

 

1. Maria das Graças Foster

Quem é: Presidente da Petrobras

Considerada a 18ª mulher mais poderosa do mundo, segundo a própria Forbes Graça Foster preside a Petrobras desde fevereiro do ano passado. É formada em engenharia química pela Universidade Federal Fluminense (UFF), tem mestrado em Engenharia Química e pós-graduação em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ), além de um MBA em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ).

 

maria das graças foster

 

 

FONTE: http://exame.abril.com.br/carreira

Imagem Pessoal

SOBRE O AUTOR:

Dois olhares com o mesmo propósito, um mundo com pessoas bem formadas na sua ética, e imagem. Acreditamos na marca pessoal como ferramenta de sucesso profissional e pessoal, nosso compromisso é trazer diariamente informações para você se tornar um profissional completo mas podendo ter uma qualidade e estilo de vida também enriquecedor. Acreditamos na evolução do mundo através das pessoas em primeiro lugar, são elas que perpetuam culturas e constroem um pais. Queremos ajudar as pessoas com educação, informação, dicas e diversão dividindo nosso expertise e experiências. Também queremos ouvir de nossos leitores suas duvidas, medos e desejos para que sempre possamos trocar conhecimento.

Site: http://imagempessoal.band.uol.com.br/